1.Senhor, quem habitará no teu santuário? Quem poderá morar no teu santo monte?
2.Aquele que é íntegro em sua conduta e pratica o que é justo, que de coração fala a verdade
3.e não usa a língua para difamar, que nenhum mal faz ao seu semelhante e não lança calúnia contra o seu próximo,
4.que rejeita quem merece desprezo, mas honra os que temem ao Senhor, que mantém a sua palavra, mesmo quando sai prejudicado,
5.que não empresta o seu dinheiro visando lucro nem aceita suborno contra o inocente. Quem assim procede nunca será abalado.
A Pergunta Pertinente. Quem, Senhor...? A pessoa que deve comparecer à presença divina tem de enfrentar francamente esta pergunta dupla. A prática de armar tendas no Monte Moriá deve ter sido permitida aos peregrinos em certos períodos da história de Israel. Contudo, as perguntas paralelas enfatizam que os padrões divinos devem ser cumpridos se um homem quiser ser hóspede de Deus. 2-5b.
A Resposta Aceitável. O que. A questão da integridade e justiça relaciona-se com as obrigações do homem para com Deus, enquanto a verdade e demais virtudes referem-se aos deveres do homem para com o seu próximo. Combinando os análogos, integridade e justiça, toma-se possível descobrir o decálogo ético nas fases desta seção. 5c.
A Promessa Sacerdotal. Quem deste modo procede. Aquele que preenche o padrão divino deve ser aquele que deste modo procede. Tal pessoa não apenas ube o que Deus espera do seu hóspede, :nas também põe tais princípios em prática. A nota da estabilidade dá ao salmo um clímax adequado.
A Promessa Sacerdotal. Quem deste modo procede. Aquele que preenche o padrão divino deve ser aquele que deste modo procede. Tal pessoa não apenas ube o que Deus espera do seu hóspede, :nas também põe tais princípios em prática. A nota da estabilidade dá ao salmo um clímax adequado.
Este salmo da Sabedoria é um comentário sobre a obrigação do homem para com Deus e para com o seu próximo conforme estipulada em Dt. 6:5 e Lv. 19:18. Trata das qualificações morais e éticas que admitem o crente à presença de Deus. O antigo costume de desafiar a idoneidade de um crente talvez se reata aqui. Talvez o sacerdote fizesse as perguntas do versículo 1, o crente respondesse com algo parecido ao que está aqui e o sacerdote concluísse o desafio cem a promessa final do versículo 5b. Alguns intérpretes atribuem a pergunta ao crente, sendo a resposta e a promessa a réplica costumeira dos sacerdotes aos crentes que entravam no Templo. A primeira forma parece mais aceitável.
(Comentário Bíblico Moody)
(Comentário Bíblico Moody)
Oi Ander quero seguir seu blog mas nao tem link coloca aii!!
ResponderExcluirBjus