domingo, 8 de maio de 2011

CONSOLIDAÇÃO


INTRODUÇÃO
Cristo nos deu a responsabilidade da consolidação e discipulado dos recém-convertidos na fé cristã.

Consolidação é: firmar na fé o novo convertido confirmá-lo como um verdadeiro filho de Deus.

I - DE QUE TRATAR NA CONSOLIDAÇÃO
Cuidar  do recém convertido .
Cuidar é a palavra chave, dentro desta palavra ‘CUIDAR’ temos algumas atitudes que fazem parte do sucesso do consolidador.
C OMPROMISSO
U UNIÃO
 I  NTERCESSÃO
D EDICAÇÃO
A MOR
R ESPONSABILIDADE

COMPROMISSO

            O discípulo que lhe foi confiado será uma prioridade em seu ministério. Seu compromisso envolve:
 1. Encontrar-se com o seu novo crente semanalmente, por uma hora para discipulado
2. Telefonar-lhe no meio da semana para saber como ele está.
3. Quando ele faltar ao culto telefonar-lhe imediatamente.
4. Se preparar  com oração e estudo .

UNIÃO
            Você é um elemento de união para o novo crente. Você é o ligamento chave que está entre o bebê em Cristo e a Igreja, sua missão é de :
1.       Uni-lo a Cristo, através de uma experiência cada vez mais profunda com Ele.
2.       Uni-lo á Igreja, como um todo, através da sua participação, batismo e integração;
3.       Uni-lo a visão da Igreja.
INTERCESSÃO
A intercessão é de extrema importância , não só para gerar o novo crente, mas também para formá-lo. Paulo declara: “Meus filhos, por quem, de novo sofro as dores de parto, até ser Cristo formado em vós; (Gálatas 4:19). “Dores de parto” aqui é uma referencia ao tipo de intercessão  intensa . Formar Cristo Quer dizer levar à maturidade cristã.
            È esse espírito que deve dominar o coração do Consolidador, como alguém que ora com intensidade pelo crescimento e saúde espiritual do novo crente.

DEDICAÇÃO
            Sua tarefa é encorajar e apoiar o novo crente, Orar com ele e por ele, Ouvindo seus problemas. Ajudá-lo. Tudo isso exige dedicação.
            Para que haja dedicação, deixe que o Espírito Santo gere em você um interesse genuíno.
Obs: o consolidador deve observar a área que novo convertido mais precisa de dedicação.

AMOR
            Sua motivação para cuidar de um novo crente, deve ser o amor. Primeiro seu amor a Jesus, segundo seu amor as almas.

RESPONSABILIDADE
            Você é responsável pelo novo crente diante de Deus, você deve cuidar desta vida com profundo senso de responsabilidade.
            Uma consciência de responsabilidade é garantir que este bebe em Cristo será, cuidado com amor, compreensão e aceitação, a fim de que cresça saudável como filho de Deus.


IMPORTANCIA DA CONSOLIDAÇÃO
Jesus disse as seguintes palavras:
“Vós não me escolhestes a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda” ( Jô 15:16)
            Neste texto, encontramos o propósito de Jesus para cada um de nós: Dar frutos que permaneçam. Ganhar e Consolidar. Com o evangelismo, ganhamos vidas para Cristo, ou seja, geramos frutos. Mas é necessário que estes frutos permaneçam e isto é feito através do processo de consolidação.
            Exemplo: Paulo conta como se deu a sua conversão e os primeiros passos na fé (At. 22:1-16). Especialmente dos versículos 10 a 16, vemos a preciosidade de um homem chamado Ananias, que foi o consolidador de Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário